06/01/2009

Endomarketing


Definição:
Os tempos em que a sala da administração de uma empresa ficava bem distante do local de produção assim como o pensamento de que o funcionário não entende de negócios, sendo pago pela mão-de-obra física e não intelectual já lá vão. As empresas que insistem nestes absurdos estão a ser ultrapassadas por outras com visão actua de negócio.

No competitivo mercado actual torna-se cada vez mais importante as empresas aprimorarem o seu funcionamento ao pormenor. Só desta forma poderão cumprir com o que prometem ao mercado. Não faz qualquer sentido uma empresa prometer um serviço de excelência sem que antes os seus funcionários estejam prontos a fornece-lo. È aqui que se torna importante o Endomarketing, uma vez que, em minha opinião, e tão ou mais importante efectuar actividades de marketing dirigidas para dentro da empresa do que para fora da mesma.

É na década de 50, no período pós-guerra, que o Endomarketing surge no mundo inteiro.

Para Brum (1998), trata-se de uma decorrência da necessidade de se motivar pessoas para os programas de mudança que começaram a ser implementados.

O Endomarketing nasceu, não o nome propriamente dito, mas o seu conceito, como uma necessidade imediata das empresas que desejavam crescer, conquistar mercados, manter os índices que já possuíam ou, simplesmente, garantir a sua sobrevivência no mercado.

De acordo com Kotler (1998), o Endomarketing é como uma “tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejem atender bem os clientes”, e ainda ressalta a associação estabelecida entre o Endomarketing, a formação e a motivação dos colaboradores para o atendimento adequado aos consumidores. Mas, segundo Bekin (1995), o “Endomarketing é a extensão da clássica função do marketing só que voltada para dentro da organização, a qual o autor define como as “acções de marketing voltadas ao público interno da empresa afim de promover, entre os seus funcionários e os vários departamentos, valores destinados a servir o cliente”.

Portanto, o principal objectivo do Endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, objectivos, resultados, produtos, serviços e mercados (Brum, 1998).

Assim, para termos uma equipa satisfeita e com actuação mais participativa, torna-se necessário realizar algumas acções por parte da organização para que estes objectivos sejam atingidos. No Endomarketing, vive-se a curto prazo, pois a informação é decorrente de decisões e factos do quotidiano, o que determina a necessidade de um planeamento estrutural, conceitual e criativo (Brum, 1998). O planeamento estrutural, conceitual e criativo pode ser feito para um, dois ou três anos, dependendo dos objectivos que se querem alcançar. O risco de se tornar desactualizado só existirá se os objectivos globais da empresa forem mudados, o que dará lugar a um novo planeamento (Brum, 1998).


A minha opinião é que o objectivo do Endomarketing é tornar claro ao funcionário os objectivos da organização, de forma a harmonizar o objectivo do funcionário com o objectivo global da empresa.



Vantagens:
As grandes vantagens desta técnica são: resposta mais rápida e mais directa às necessidades do cliente; resposta mais rápida e mais directa aos clientes insatisfeitos. Os funcionários ficam mais satisfeitos com o seu trabalho e sentem-se melhor consigo mesmos, assim tratarão os clientes com maior entusiasmo. Os funcionários fortalecidos são uma fonte valiosa de novas ideias e são necessários para a criação da boa publicidade boca a boca e para o aumento do índice de retenção de clientes.

O Endomarketing contribui decisivamente para a formação de um ambiente empresarial favorável ao uso do conhecimento e aos valores compartilhados por todos os que compõem a organização, do topo à linha da frente. Desta melhor colaboração e funcionamento entre os diferentes sectores da empresa (Produção, Financeira, Marketing, Vendas, etc) resulta a criação de ofertas (produtos e serviços) mais ajustados às necessidades dos consumidores, que obviamente se traduzirão em melhores resultados para a empresa.


Desvantagens:
Um mau funcionário a quem seja delegado determinado poder ou informação pode por em risco os objectivos de uma empresa. Podemos dizer que o Endomarketing é uma técnica de difícil aplicação uma vez que trata factores humanos que são imprevisíveis.

A informação a ser partilhada deve ser previamente tratada de forma a evitar excesso de informação ou transmissão de informação considerada inútil. O Endomarketing “obriga” a um controlo experiente e apertado, o que obviamente se traduz em custos financeiros e de tempo.

É uma técnica que demora tempo a produzir resultados o que por vezes leva algumas empresas, que querem resultados imediatos, a desistir a meio do processo.



Bons exemplos de aplicação da técnica:
Empresas como Google, Microsoft, Apple e Toyota são conhecidas por utilizarem diariamente o Endomarketing. Estas companhias estimulam os seus funcionários através de acções focadas no bem-estar deles o que, consequentemente, melhora a produção e a sua capacidade intelectual. Estas empresas constam frequentemente das listagens das melhores empresas para trabalhar.


Para dar um exemplo mais detalhado descreverei de seguida uma acção de Endomarketing efectuada em 2006 pela empresa brasileira especializada nesta técnica de comunicação - Santo de Casa para a Renault.


Síntese Projecto Renault do Brasil

O Briefing:
Fazer o desdobramento no Brasil da campanha mundial da Renault chamada Contrato 2009, que estabeleceu para todos os colaboradores da empresa no mundo, três grandes objectivos relacionados ao negócio (Qualidade, Lucratividade e Crescimento), que devem ser atingidos até 2009.

A Solução:
Uma campanha de comunicação cujos objectivos foram determinados pela necessidade de consciencialização da importância de cumprir os objectivos, pela promoção da motivação das pessoas em atingi-los, e, pela incorporação de uma nova atitude no seu dia-a-dia.
Esta campanha transformou a noção de “2009” num resultado, e não numa data, pois podia ser atingido em qualquer altura, desde que o grupo se comprometesse e conquistasse as metas estabelecidas.

O Conceito

Foram atribuídas as seguintes determinações ao conceito:
• Tangível
• Bem focado
• Inspirador
• Próximo (uma atitude no presente)
• Desafiador
• Objectivo
• Promotor de orgulho

Chegaram então ao seguinte conceito:
“O futuro é aqui.”



Campanha Motivacional Estratégica – Fase 1


Campanha Motivacional Estratégica – Fase 2


Acções motivacionais de lançamento



Resultados:

05/01/2007 (Valor Online) Vendas da Renault no Brasil sobem 8,5% em 2006
SÃO PAULO - O grupo Renault encerrou 2006 com 51.557 veículos vendidos no Brasil, o que representa um crescimento de 8,5% sobre o resultado obtido no ano anterior.


04/01/2008 (Folha): Vendas da Renault crescem 42,9% em 2007
O grupo francês Renault (que reúne ainda as marcas Nissan, Dacia e Samsung) vendeu no ano passado 73.875 unidades no Brasil, um aumento de 42,9% em relação a 2006, informou a companhia em comunicado divulgado esta sexta-feira.
Foi a marca que mais cresceu no Brasil em 2007.


24/04/2008 (Autopress): Facturação global da Renault cresce 4,2%
A Renault anuncia que a sua facturação global no primeiro trimestre aumentou 4,2%, atingindo o patamar de 10,203 bilhões de euros, contra 9,793 bilhões do mesmo período do ano passado. O segmento de vendas financiadas, o RCI Banque, contribuiu para a facturação com 506 milhões de euros, um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2007.



Fontes:
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
http://www.santodecasa.net/


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