13/10/2008

Marketing Viral

O Marketing Viral é uma forma de Marketing utilizada por algumas empresas para passar "mensagens" por boca em boca ou melhor mouse-mouse dos seus produtos, serviços ou informações de um utilizador para outro utilizando como plataforma de execução o ambiente web.

Na prática podemos dizer que esta forma de Marketing funciona como um vírus, utilizando as redes sociais existentes para contaminar utilizadores com a sua mensagem.

Um ponto básico que as empresas que utilizam este tipo de Mkt devem respeitar é a utilização de mensagens (preferentemente visuais) interessantes (cómicas, chocantes), caso contrário o efeito piramide não funciona.

Os utilizadores de internet são confrontados diariamente com campanhas de Mkt Viral...como por exemplo os utilizadores do Hotmail (Serviço email gratuito) sempre que enviam um e-mail para outra pessoa, enviam uma mensagem no final do mesmo email a publicitar o serviço Hotmail...contribuindo assim para expandir o número de utilizadores deste serviço.

Vantagens:
Existem enumeras vantagens que advêm da utilização desta técnica, das quais destaco:

Facilidade de construção e notoriedade da marca (com os meios tradicionais é necessário investir avultadas quantias financeiras para construir uma marca, enquanto com o Marketing Viral, sem grandes investimentos pode-se passar do nada para o reconhecimento global);

Economia de meios (é possível através desta técnica, criar campanhas de sucesso sem investimento avultados - o segredo é inovação e criatividade);

Facilidade de internacionalização da marca/empresa (ao utilizar uma plataforma global (internet) é possível vender/divulgar produtos sem sair do próprio país, isto traduz-se num processo de internacionalização a custos residuais);


Projecção do negocio (uma boa estratégia de Marketing Viral potencia o negocio tornando-o apetecível para outras empresas/investidores, sendo possível transformar um negócio de “tostões” em milhões num curto espaço de tempo);


Proximidade ao consumidor (com o aparecimento, desenvolvimento e cada vez maior utilização das denominadas redes sociais (Hi5, Orkut, Octopop, FaceBook, etc) em detrimento dos meios de lazer e de comunicação habituais (televisão, rádio e imprensa escrita), torna-se necessário para as marcas/empresas estar junto do seu público alvo. O Marketing Viral facilita esta ligação).

Desvantagens:
A grande desvantagem desta técnica prende-se com a sua má utilização, ou seja as campanhas que não são bem planeadas podem ter o efeito contrario ao pretendido. Podem passar despercebidas ou pior ainda ser alvo de uma campanha de ridicularização, situação que quando acontece num meio de propagação tão rápido como a internet pode ter efeitos devastadores, levando muitas vezes ao desaparecimento do produto ou mesmo da marca.


Alguns exemplos da aplicação da técnica:




Fontes:
Womma
Livro “Administração de Marketing – 12ª Edição” de Philip Kotler e Kevin Lane Keller

2 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

Estes exemplos e esta definição já vi quase igual noutro colega...
Recordo que é uma definição própria sustentada em autores e profissionais.
Adicionalmente, continuamos a esquecr vantagens e desvantagens. Deve reeditar os posts e completá-los

JacGraca disse...

Penso que o seu comentário se refere ao post acima. De qualquer forma optei por acrescentar alguns dados a este post