Segundo noticia o Meios&Publicidade, um estudo realizado pela Júpiter Research, concluiu que em 2006 apenas 15% das campanhas de Mkt Viral resultaram em sucesso, obtendo o ojectivo básico deste tipo de campanhas (que o consumidor espalhe a mensagem da campanha).

Intitulado “Marketing Viral: Levando a mensagem às massas”, o relatório concluiu que a técnica mais usada para estimular o comportamento viral foi focar o público com influência. O Media Post, que cita o estudo, acrescenta ainda que “cerca de 55% dos marketeers ouvidos ponderam abandonar esta táctica...”.


De acordo com os dados da Jupiter Research, os utilizadores da internet mais propícios de reencaminhar mensagens publicitárias são os “relativamente mais velhos”, comparativamente aos grupos mais jovens. Enquanto os últimos utilizam com maior frequência as redes sociais, os consumidores maduros mostraram dar um uso superior ao e-mail e ao vídeo. Significa, portanto, que “o marketing viral está a alienar das campanhas o público-alvo tradicional para os seus produtos e marcas”. Por outro lado, ao apostar nas “social networks', esquece que estes canais têm quebras de utilização muito abruptas, que comprometem a transmissão das mensagens.


Será o fim do Mkt Viral ou apenas um sinal de mudança e de adaptação?


Fonte: Meios&Publicidade

2 comentários:

Ana Paula Cruz disse...

Ah, estamos a melhorar, ok!
Sim, o viral está a adaptar-se com utilização de formas de seduzir o consumidor e fazer crescer o buzz na net... que não utilizando o velho sistema do passa-palavra. Já agora, uma corecção ao Word of mouth. Traduz-se por boca em boca e não boca a boca ou boca a orelha. Mas até autores fazem esse erro. Word of mouth é a expresão inglesa correcta.

JacGraca disse...

Penso que o seu comentário relaciona-se com o post abaixo.